Primeira viagem: Veja dicas para viajar sozinho com segurança

Uma viagem, seja ela em família, amigos ou em casal, necessita naturalmente de um planejamento. Porém, viajar sozinho requer o dobro de cuidado.

Então, se você deseja saber como viajar sozinho e em segurança, continue lendo a seguir para pegar algumas dicas.

Informe a conhecidos sobre a sua viagem

Viajar a sós, longe de tudo e todos pode ser uma experiência maravilhosa, principalmente para quem ama curtir a própria companhia. No entanto, isso não significa que você deve se esconder do mundo, pois é uma questão de segurança.

Portanto, informe aos seus parentes e amigos sobre seu roteiro, local em que ficará hospedado e todos os passeios feitos de última hora. Dessa forma, se precisarem, saberão onde te encontrar e como entrar em contato.

Caso vá a algum encontro romântico ou simplesmente amigável com alguém que conheceu durante a viagem, por exemplo, além de achar pessoa pelo nome na internet para saber com quem está lidando, compartilhe sua localização com pessoas próximas para que estejam atentos a algum imprevisto. 

Planeje com antecedência

Planejar uma viagem com antecedência é uma atitude crucial para quem deseja um passeio tranquilo. E para quem vai viajar sozinho não seria diferente. 

Além de uma maior segurança, um tempo maior oferece também uma vantagem com relação aos preços, já que hospedagem e passagens compradas um tempo antes tendem a ser mais baratas.

Portanto, planeje e anote tudo a respeito da viagem, do destino e tudo o que pretende visitar o quanto antes para evitar complicações.

Pesquise bem o destino

Outra dica muito importante que se encaixa com a dica anterior, é que você pesquise bem o destino da viagem. 

Essa ação é bem comum entre viajantes, porém, ao ir sozinho, esse olhar precisa ser um pouco mais atento e uma atitude indispensável. Então, use a internet como sua principal aliada nesta jornada de conhecimento.

Pesquise comentários de pessoas que já fizeram o seu roteiro, que se hospedaram no local que você pretende ficar e curtiram os passeios que estão no seu roteiro. 

Outra ótima ideia, é que você pode entrar em contato, conversar com esses viajantes e coletar o máximo de informações possíveis. Buscar saber o que você encontrará pelo caminho aumentará a segurança e trará um maior conforto.

Tenha um seguro viagem ou plano de saúde

Um dos pontos mais importantes que uma pessoa que vai viajar deve se atentar, é com a saúde. Se você estiver sozinho principalmente, pois mesmo que não esteja nos planos, qualquer pessoa pode sofrer algum acidente, acabar passando mal, adoecendo etc.

Então, se o seu plano de saúde oferece cobertura para o seu destino, não deixe de usá-lo. 

Agora, se esse não for o caso, contrate um seguro viagem saúde enquanto ainda estiver organizando o seu passeio.

Anote telefones úteis

Além de deixar as pessoas próximas avisadas e atualizadas sobre o seu roteiro, é essencial que você carregue consigo telefones úteis, como contatos das pessoas, telefones de emergência dos locais que pretende visitar e o número da sua hospedagem, tanto no smartphone quanto em um papel/agenda.

Ninguém está livre de ficar sem bateria no celular, ser assaltado ou perdê-lo sem querer, então não deixe de levar telefones úteis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.