Como comprar passagens aéreas de forma segura?

A hora de comprar as passagens para uma viagem tão esperada é uma das mais empolgantes, no entanto, quando esse processo é realizado de forma desatenta, é possível cair em golpes e acabar saindo no prejuízo.

Infelizmente, o mundo digital está repleto de pessoas dispostas a se aproveitarem de outras, portanto, confira a seguir como comprar passagens aéreas de forma segura e viajar sem dores de cabeça.

1. Tome cuidado com falsos agentes de viagens

Em todos os lugares há pessoas mal intencionadas, e existem diversos cibercriminosos que se passam por agentes de viagens e oferecem bilhetes fraudulentos ou inexistentes para os clientes, que sem perceber, acabam caindo no golpe.

E quando isso ocorre, o falso agente chama a atenção do viajante com um anúncio de passagens tentador. O criminoso, normalmente, apenas emite bilhetes para datas próximas à compra e exige pagamento via depósito bancário.

Então, ele emite as passagens de maneira fraudulenta, comprando, por exemplo, com um cartão de crédito clonado. Dessa forma, o cliente corre o risco das operadoras detectarem o golpe e o bilhete ser cancelado, podendo ele mesmo ser acusado de fraude, além do prejuízo financeiro.

2. Atenção para a forma de pagamento

Alguns sites de passagens aéreas disponibilizam como uma das opções o pagamento via transferência bancária. No entanto, alguns sites fraudulentos, têm essa opção como a única. E em casos de golpe, o cliente não recebe apoio do banco para ser ressarcido, então esteja atento!

A forma de pagamento online mais segura é via cartão de crédito, então dê preferência para sites que oferecem essa opção. Porém, mesmo assim, fique em alerta e não forneça seus dados para qualquer lugar. Falaremos mais sobre sites seguros no próximo tópico. 

É muito importante ser uma pessoa que busca aprender sobre essas questões, desde fatos mais simples, como o que é cvc do cartão c6 bank — e outras agências — e outros detalhes mais burocráticos.

Comprar em grandes agências de turismo ou diretamente no site da companhia aérea é geralmente a maneira mais tranquila e segura.

3. Busque em sites de confiança

Como foi citado anteriormente, sites mal intencionados podem transformar um momento tão feliz em uma tremenda dor de cabeça. Por isso, é necessário ter muita atenção.

Antes de efetuar sua compra, pesquise sobre a reputação do site no mercado de viagens, pesquise tudo sobre ele, sobre pessoas que também fizeram suas compras e esteja atento aos que oferecem bilhetes com valores abaixo do normal.

Checar relatos de outros compradores em sites de reclamações e nas redes sociais é uma ótima forma para ter certeza da sua escolha. O Reclame Aqui também é um ótimo site para consultar sobre problemas no site, empresas falsas e ficar por dentro dos possíveis problemas que já aconteceram e a maneira que foram solucionados ou se realmente foram.

Fique atento também ao layout do site, se ele é responsivo, quais são suas funcionalidades, se existem erros gramaticais etc. Porque se tratando de sites de qualidade, é necessário, sim, julgá-los pela capa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.