Quem não ama vez ou outra comer uma comidinha diferente, não é mesmo?! Querendo ou não, às vezes cansa comer sempre as mesmas coisas (o famoso fast food). E é por isso que a culinária regional pode ser uma ótima opção de negócio.
Então, se você deseja montar um restaurante regional, continue lendo a seguir para pegar algumas dicas.
Conheça a região onde abrirá o restaurante
Uma das primeiras coisas a ser feita ao abrir um restaurante, é escolher a localização do estabelecimento, o que é realmente muito importante, afinal de contas, sem um local não é possível que exista um negócio.
No entanto, o que muitas pessoas não levam em consideração, é que para montar um restaurante, principalmente regional, é necessário incluir no planejamento do mesmo uma pesquisa sobre a região e as pessoas que moram nela.
Isso significa que você deve passear pelas redondezas, pesquisar quais são os restaurantes e lanchonetes ao redor para saber quais refeições as pessoas costumam comer ou pedir e o mais eficaz: conversar com seus possíveis clientes para saber se eles se interessam pelas receitas deliciosas que o seu restaurante irá oferecer.
Outra dica ótima e muito importante, é pegar um banquinho, sentar-se em frente ao ponto comercial que pretende escolher e observar o movimento da rua para saber quais são os horários com mais movimentação e se há muitas pessoas pela rua durante o fim de semana.
Além disso, a localização do seu ponto comercial é crucial também para definir seu público-alvo e definir preços, por exemplo.
Estude os concorrentes
Caso haja mais restaurantes regionais próximos ao ponto comercial que você escolheu, mesmo que não sejam da mesma região que o seu restaurante, é uma ótima dica estudá-los.
Ficar de olho na concorrência não significa que irá imitar sua rotina de trabalho e suas características, muito pelo contrário. Essa estratégia fará com que você ofereça algo diferente do que já existe para se destacar e chamar a atenção do público.
Seja fiel à região escolhida para o seu restaurante
Se a proposta do seu restaurante é trabalhar com culinária regional, é nessa linha que ele deve seguir até o fim. O estabelecimento pede totalmente a proposta quando foge do que realmente deveria ser.
Colocar novos pratos no cardápio que não tenham absolutamente nada a ver com a região do restaurante, simplesmente para atrair mais clientes ou para aumentar os lucros é um tiro no pé.
Não perca o conceito do seu negócio, jamais. Continue sendo fiel à culinária escolhida, pois as pessoas estarão indo até lá para comê-la.
Valorize a cultura da região
Outra dica que irá valorizar o seu restaurante regional, é ir além da comida, e valorizar também a cultura da região escolhida.
Fazer um restaurante temático pode pesar um pouquinho mais no bolso, mas sem dúvidas é uma forma para atrair mais clientes. Afinal, os brasileiros — e talvez as pessoas do mundo inteiro — comem primeiramente com os olhos. Então, com certeza haverá um retorno significativo.
Então, coloque jogos americanos, itens de decoração, música ambiente, todos relacionados à região. Seu restaurante fará muito sucesso, não tenha dúvidas disso.