Como deixar sua casa mais segura durante uma viagem?

A última coisa que queremos durante uma viagem, é passar todos os momentos que deveriam ser de lazer ou compromissos preocupados com a casa, não é mesmo?!

Portanto, confira a seguir algumas dicas de como deixar sua casa mais segura enquanto estiver fora.

1. Atente-se às trancas e cadeados, principalmente da porta de entrada

Uma das principais dicas para deixar a casa segura durante uma viagem é, sem dúvidas, proteger a porta de entrada

Infelizmente, muitas trancas e cadeados são frágeis demais para quem deseja deixar a casa sozinha por muito tempo. Portanto, nem só para quando for ficar fora, mas até mesmo para o dia a dia, certifique-se de que sua casa está segura. 

Teste todas as fechaduras, trincos e trancas e, se for necessário, — e possível — instale reforços. Outra dica ótima, é evitar colocar cadeado do lado de fora do portão, pois ele indica que não há ninguém em casa e pode atrair a atenção de pessoas mal intencionadas.

Antes de sair de casa, confira também se todas as janelas estão trancadas, pois assim como as portas, podem ser uma forma de pessoas invadirem a residência.

2. Instale equipamentos de segurança

Hoje em dia, a tecnologia se tornou uma das nossas maiores aliadas, e contar com ela através de equipamentos de segurança para evitar assaltos, roubos e furtos é uma ótima maneira de deixar a casa protegida durante uma viagem. 

Você pode optar pelas clássicas cercas elétricas, por alarmes, câmeras que consiga monitorar à distância ou até mesmo a contratação de serviços especializados com monitoramento 24 horas. Tudo vai depender da sua preferência e disponibilidade financeira. 

3. Não conte para colegas e vizinhos sobre sua viagem

Infelizmente não conseguimos ter clareza sobre quem nos cerca, portanto, é muito importante não compartilhar com pessoas não confiáveis que você vai viajar.

Pode parecer exagero, mas até um vizinho que você possui boa relação pode acabar, sem querer, comentando sobre sua viagem com alguém e a notícia se espalhar e acabar chegando ao ouvido de uma pessoa de caráter duvidoso. 

Caso vá se ausentar por muito tempo, deixe uma cópia da sua casa com alguém de extrema confiança.

Além disso, tome cuidado também com o que você divulga em redes sociais, pois pessoas de má índole podem ficar sabendo dos seus planos de viagem, datas de embarque e desembarque e fazer algo ruim com essas informações.

4. Luzes e aparelhos eletrônicos

Há alguns anos, as pessoas tinham a ideia de que deixar as luzes da casa acesas era uma forma de afastar os ladrões, quando na real, a única coisa que essa atitude causa é a conta de luz mais alta do que o normal. 

Portanto, evite deixar luzes acesas durante toda a viagem, pois elas podem chamar a atenção durante o dia, indicando ausência de pessoas.

Hoje, existem temporizadores que podem ser programados para acenderem e apagarem as luzes da casa automaticamente em um intervalo de tempo determinado, então, se for possível fazer esse investimento, programe-as para que acendam no início da noite e apaguem antes da madrugada.

Agora, com relação aos aparelhos eletrônicos, retire todos eles da tomada, pois isso evita que sejam danificados no caso de sobrecarga elétrica, evitando até mesmo o risco de incêndios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.