O que você precisa para usar seus aparelhos elétricos no exterior?

O que você precisa para usar seus aparelhos elétricos no exterior? (Foto de Julia Volk no Pexels)

Quando viajamos para o exterior, um dos detalhes que tendemos a omitir é a verificação da voltagem, frequência e tipo de tomada utilizada em cada país que iremos visitar. 

Se forem diferentes, teremos que obter um adaptador de plugue, um adaptador de força ou um transformador. 

Essas informações serão essenciais se não quisermos danificar nossos dispositivos ao conectá-los, por exemplo, para carregar a bateria.

Descubra aqui um mapa-múndi, que mostra a difusão dos diferentes tipos de plugues em uso ao redor do mundo

Encontre aqui uma lista de todas as dicas importantes para saber como encontrar segunda via de fatura para usar seus aparelhos elétricos no exterior: 

Adaptadores de plugue (ou adaptadores de viagem)

É muito importante verificar qual é o modelo de tomada utilizado no país, região ou ilha que iremos visitar, para que possa antecipar a compra de um adaptador de ficha universal. 

No entanto, os adaptadores de plugue não convertem tensão. Eles simplesmente permitem que um plugue de um país seja conectado a outro.

 Em outras palavras, eles são apenas adaptadores físicos. Isso significa que você não deve usar um dispositivo que opera a 230 V em um país com um padrão de 110 V. 

Para descobrir a tensão de seus dispositivos, procure as informações correspondentes, que geralmente estão detalhadas em uma etiqueta na parte inferior ou traseira do dispositivo ou no próprio plugue.

Felizmente, quase todos os dispositivos eletrônicos modernos (como carregadores de telefones celulares) aceitam tensões entre 110 e 240 V. 

Se o seu dispositivo não for bivolt, você precisará de um conversor ou transformador para usá-lo em alguns países.

Conversores (ou adaptadores de energia)

Conversores e transformadores adaptam uma tensão a outra (ex: 230 V a 120 V), há uma diferença de uso entre eles. 

Os conversores devem ser usados ​​apenas com produtos como dispositivos de aquecimento simples ou pequenos motores mecânicos, secadores de cabelo, ferros a vapor, lâminas de barbear, escovas de dente, etc.

 Os conversores não são projetados para uso contínuo e devem ser usados ​​apenas por curtos períodos de tempo.

Transformadores

Os transformadores também aumentam ou diminuem a tensão, são mais caros do que os conversores e geralmente são usados ​​com produtos “eletrônicos”. 

Por exemplo, telefones celulares, filmadoras, computadores, televisores, entre muitos outros. Os transformadores também podem ser usados ​​com aparelhos elétricos e por muito tempo. 

A vantagem dos conversores, entretanto, é que eles são mais leves e menos caros.

Dispositivos eletrônicos devem ser usados ​​com um transformador, a menos que sejam de dupla voltagem. 

Felizmente, a maioria dos carregadores de bateria de laptop e adaptadores CA são de voltagem dupla, portanto, podem ser usados ​​com apenas um adaptador de tomada para o país para o qual você irá viajar.

Existem vários tamanhos, dependendo da potência em watts que podem suportar. 

Portanto, deve-se prestar atenção ao desempenho de energia em watts dos aparelhos quando eles são conectados a um transformador. 

A potência em watts do transformador deve ser sempre superior à potência em watts do aparelho a ser conectado, respondendo por uma margem de 25% do calor gerado pelo transformador ou conversor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *