Como tirar certidão negativa de protesto mesmo viajando?

Como tirar certidão negativa de protesto mesmo viajando? (Foto: Depositphotos_190681886_s-2019)

Já ouviu falar nas certidões negativas de protesto? Para viajar ou viajando, pode ser necessário retirar essa certidão de 10 cartórios. Antes de viajar, pode ser importante conferir todas essas informações para não ter problemas para sair do Brasil ou pelo menos, se preparar para fazer durante a viagem.

A solicitação de emissão das certidões pode ser feita em um cartório, mas para quem está viajando, pode não ter como fazer isso a tempo de quitar as suas responsabilidades a tempo. Assim, existe a opção de fazer com despachantes, mas que cobram um valor bem mais caro do que procurar por locais que façam a emissão online.

Dessa forma, é possível encontrar na internet maneiras de fazer a solicitação, fazendo o pedido da certidão negativa de protesto. A emissão pode ser realizada de maneira individual ou usando o total de 10 tabelionatos.

O valor fica bem mais em contato, com o mesmo valor dos cartórios. Além do valor, também tem uma taxa de entrega que pode ser encontrada em diferentes valores, de acordo com a necessidade e o tempo de espera que pode ser esperado.

Impedimento de viagem

Ter o CPF nos registros de inadimplentes pode preocupar muitas pessoas, pois ter o “nome sujo” é um grande problema na hora de fazer uma compra a prazo ou também para abrir uma conta corrente. Porém, ter o CPF suspenso ou também cancelado na Receita Federal também traz consequências piores, além dos inconvenientes financeiros.

Caso você não monitore a sua situação de CPF com regularidade, pode ser importante manter esse hábito. Isso vale para não correr o risco de outras pessoas usarem os seus dados para comprar algo e acabar gerando uma dívida no seu nome, mas também para evitar algum problema com o Fisco.

Para saber se o seu CPF está suspenso, pode ser realizado uma consulta diretamente no site da Receita Federal. Quando está em situação Regular, não há nenhuma pendência.

Pendente de regularização pode ser sobre não ter entregue alguma Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Suspensa quer dizer que os dados estão incorretos ou incompleto.

A situação cadastral é diferente da sua situação fiscal. Você pode estar com uma situação cadastral regular, mas ter débito com a Receita Federal. Para conferir esses dados, é necessário emitir uma Certidão Negativa de Débitos.

Pode ser pedido para regular o CPF diretamente nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O serviço tem um custo mínimo que também pode ser realizado pela internet.

Quando o sistema mostrar que há a informação de que o CPF está suspenso sobre a situação cadastral, há um link com um formulário para regularizar que é apresentado automaticamente na tela.

O formulário vai pedir dados como CPF, data de nascimento, naturalidade, título de eleitor, nome completo, nome da mãe. Esses dados e procedimentos são importantes para quem quer viajar ou até mesmo emitir o seu passaporte, por isso, manter o CPF regularizado é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *