Como viajar sendo um estudante?

Como viajar sendo um estudante? (Foto: Depositphotos_221573768_s-2019)

Sim todos os jovens sabem que com a carteira de estudante é possível obter diversos tipos de descontos, no entanto, uma grande parte ainda não sabe como conseguir as melhores viagens sendo estudante.

O que muitos ainda não sabem é que existe uma lei que assegura a gratuidade no transporte e em viagens para alunos que possuem baixa renda, sendo que grande parte nem mesmo faz ideia dessa Lei e não sabe quais são os direitos assegurados por ela! Abaixo maiores detalhes e informações sobre essa gratuidade!

Como viajar de graça sendo estudante?

Antes de tudo, entenda que é lei que jovens de 15 a 29 anos com renda de até dois salários mínimos podem sim viajar de graça de ônibus em rotas interestaduais. Esse direito é garantido e previsto pelo próprio Estatuto da Juventude (lei nº 12.852/2013, decreto nº 8.537/2015) e claramente foi regulamentado pela ANTT, no ano de 2016.

Além disso, saiba que essa resolução em questão acaba prevendo a reserva por viagem, de duas vagas gratuitas para estudantes e jovens de baixa renda, entretanto, depois de esgotadas essas vagas gratuitas são reservadas mais duas vagas com 50% de desconto no valor das passagens.

Entenda ainda que essa gratuidade e desconto, somente são válidos para ônibus convencionais, lembrando ainda que a viagem precisa ser feita entre estados diferentes! Desta maneira, sendo você um estudante, procure ver aqui outras maneiras de conseguir descontos diretamente nas passagens e nas viagens de ônibus!

Quais são os requisitos?

Saiba que para ter direito e acesso ao beneficio citado, é importante que o jovem tenha de 15 a 29 anos, sendo que a renda familiar é de até dois salários mínimos, além do mais, a pessoa precisa estar inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Sendo assim, ao ter os requisitos acima, basta apenas que você entre e se cadastre diretamente no aplicativo para smartphones do ID Jovem, ou ainda pelo próprio site e então poderá usufruir desses benefícios.

Porém, é importante ter atenção, saiba que não é necessário imprimir seu ID Jovem, sendo que basta apenas apresentar a imagem do cartão na tela do celular justamente no momento em que for adquirir essa passagem de ônibus, lembre-se ainda de estar acompanhado (a) de um documento original com foto.

Ademais, tanto a gratuidade quanto o desconto somente podem ser solicitados nos guichês físicos das empresas de ônibus, além disso, esse beneficio não inclui ainda tarifas de pedágio, despesas com alimentação e utilização dos terminais.

Lembrando que essa reserva de vagas em ônibus interestaduais somente poderá ser feita com no mínimo 3 horas de antecedência dessa viagem, ademais, para outras informações é preciso ainda consultar as regras contidas no seguinte Decreto: 8.537/2015.

Informações importantes antes da solicitação:

  • É preciso solicitar com no mínimo 3 horas de antecedência do horário inicial da linha, sendo que existe já a possibilidade de pedir na hora o bilhete de retorno;
  • É importante apresentar o ID, além da carteira de identidade ou ainda do documento com foto equivalente;
  • Caso a empresa se recuse deverá então fornecer um documento indicando o motivo;
  • Informações adicionais e dúvidas podem ser tiradas diretamente da ANTT no número 166;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *