Veja alguns concursos para quem faz faculdade de direito

Você está fazendo faculdade de direito, ou tem como objetivo seguir nesta carreira, mas não quer ser advogado. Uma opção é recorrer a concursos públicos, que vão te garantir um bom trabalho, com ótimos salários e estabilidade profissional.

Existem muitas opções de concursos para quem faz faculdade de direito ou acabou de formar. E uma das vantagens é que os concursos não exigem experiência prévia e em alguns casos não precisa nem mesmo de se ter uma carteirinha da OAB, uma das provas mais difíceis de quem segue nessa carreira.

Quer saber quais são as opções de concursos? Continue lendo e confira tudo.

 

Polícia Federal

 

Você pode fazer um concurso polícia federal e assim conseguir seguir na carreira como um delegado federal. Essa é inclusive uma das carreiras mais procuradas por quem faz direito e deseja ter a estabilidade de seguir em uma carreira pública.

Além disso, os delegados da polícia federal tem bons salários, benefícios e a possibilidade de crescer na carreira e ter patentes mais altas de acordo com o tempo de serviço e trabalhos.

Na polícia federal também possível fazer o concurso para outras áreas, apesar que a de delegado é uma das mais procuradas.

 

Promotor público

 

Quem faz faculdade de direito também pode optar pela carreira de promotor público e trabalhar na acusação de diversos processos. Os promotores possuem salários atrativos e conta com a possibilidade de fazer seleções internas para se tornar juiz. Por causa disso é que essa acaba sendo uma carreira pública muito procurada para quem está começando.

Se você ainda está na faculdade ou acabou de formar, vale a pena começar a estudar para as provas para concurso público de promotor.

 

Juiz

Assim como promotor, muitas pessoas querem seguir na carreira de juiz depois de terminar a faculdade de direito. Se esse é o seu objetivo saiba que é uma carreira extremamente estável e reconhecida. Por isso também existe uma alta concorrência pelas vagas desta área.

 

Delegado cívil

Também é possível ser um delegado cívil, além do federal, essa é uma possibilidade, principalmente para o início de carreira  na área de direito. Muitos recém formados procuram essa carreira, por causa de todos os benefícios e visibilidade que ela traz a quem consegue passar nas provas de concurso para a área de direito.

 

O que estudar em um concurso público para quem faz faculdade de direito?

Se você vai optar por fazer uma prova de concurso pública específica para a área de direito, então é preciso saber o que vai cair nas provas. Além do básico de português, gramática, línguas como inglês ou espanhol, também é cobrado conhecimentos específicos de algumas leis e códigos penais. Então você precisa de focar nessas áreas de conhecimento.

Além disso, para alguns tipos de concurso, como os de delegado, por exemplo, é necessário também fazer provas de testes físicos para comprovar as condições físicas adequadas que o cargo pede. Mas não é nada de outro mundo, e você só precisa se preparar e se sairá bem no processo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *