A vida de um Nômade Digital é rica em experiências culturais e sociais, mas o cuidado com a saúde é fundamental e deve ser constante.
Alternamos entre períodos vivendo em localidades onde nem sempre nos adaptamos à alimentação e períodos em constante movimento e submetendo o organismo a muitas deficiências de nutrientes. Sem contar as diferenças de climas e temperaturas.
E sabemos como é importante estarmos saudáveis e bem dispostos para tantos desafios pessoais que vão surgindo e ao mesmo tempo estarmos com o nível de concentração alto para produzir em tantos horários alternativos.
Tudo isto é a essência do Nomadismo Digital, mas não precisamos sacrificar a saúde por causa disso. É só termos os cuidados necessários, tanto na alimentação quanto na suplementação com componentes que equilibram o organismo e ajudam a protege-lo de distúrbios e doenças.
Dentre os muitos suplementos que pode nos ajudar, existe o Ômega 3, um grande aliado com inúmeros benefícios para a saúde. Vamos falar sobre o que é Ômega 3 e porque passei a consumir depois de virar um Nômade Digital!
Você conhece o Ômega 3?
O ácido graxo Ômega 3 é um tipo de gordura – talvez a única – que nosso organismo não é capaz de produzir espontaneamente. Desta forma, precisamos busca-la na alimentação ou na suplementação.
E ele tem um lista grande de benefícios, e não só para mim, como nômade digital.
Quais os benefícios do Ômega 3 para nossa saúde?
A lista felizmente é grande. Alguns deles são:
Aliado do coração: os ácidos graxos, como o Ômega 3, colaboram com a redução do colesterol ruim (LDL) e o aumento do colesterol bom (HDL).
Ele evita o depósito do LDL em excesso nas artérias e os efeitos cardiovasculares são excelentes: regular a pressão arterial, entupimento das artérias, infarto, derrame cerebral e arteriosclerose.
Ótimo para a visão: o Ômega 3 participa do recobrimento da retina e evita a degeneração da mácula.
Ótimo para o cérebro: melhora o desempenho cognitivo, a atividade cerebral e tem efeito vasodilatador, o que contribui para o aporte de oxigênio e nutrientes nas células cerebrais.
Combate da depressão: a ingestão de Ômega 3 promove o aumento de produção de diversos neurotransmissores – serotonina, dopamina – e isso promove o aumento do bem-estar e do humor.
Auxiliar no tratamento da artrite reumatoide: o Ômega 3 possui ação anti-inflamatória, que contribui no alívio dos sintomas da doença.
Diabetes: ajuda a reduzir o índice glicêmico e a liberação de insulina na corrente sanguínea, o que reduz o risco de diabetes tipo 2.
Auxiliar na perda de peso: com controle da insulina, diminui o risco de acúmulo de gordura no organismo.
Onde podemos encontrar o Ômega 3?
O Ômega 3 é encontrado nos seguintes alimentos:
- Peixes: salmão, atum, sardinha, arenque, bacalhau, linguado.
- Nozes, avelãs e amêndoas.
- Óleo de canola
- Abacate
- Couve
- Camarão
Como podemos ver, além de ser importantíssimo para a nossa saúde, ele está presente em alimentos que não fazem parte da rotina da maioria da população, ou por disponibilidade ou, na maioria deles, por preço.
Na verdade, ele é muito presente na alimentação dos povos escandinavos, onde a oferta dos peixes é muito grande – e onde começaram as pesquisas que descobriram o Ômega 3.
Quais as alternativas para encontrarmos o Ômega 3?
Como alternativa, são lançados no mercado os alimentados enriquecidos com Ômega 3 – pães, manteiga, ovos e leite. Porém, além do custo alto, a concentração encontrada neles é pequena.
As suplementações de Ômega 3 são uma excelente alternativa, principalmente quando não consigo suprir as necessidades diárias com a alimentação.
Já uso há bastante tempo, com resultados importantes. E o que é melhor: onde eu estiver, posso comprar Ômega 3 online com a Nutriblue.