4 bons investimentos que podemos fazer em qualquer lugar do mundo!

Numa vida de Nômade Digital, sem residência fixa a longo prazo e usando a renda do trabalho e eventualmente uma parte das economias, muitas pessoas não dão a devida importância para um item fundamental: investir o seu dinheiro em ativos financeiros.

Quando conseguimos ser bem-sucedidos nos diversos trabalhos ao redor do mundo, com ganhos substanciais na maioria das vezes – pela valorização do trabalho naquela região ou a valorização monetária – podemos nos programar financeiramente e aplicar parte dos ganhos. Afinal, dinheiro não foi feito pra ficar parado, mas não precisa ficar ao relento.

É importante reservamos um tempo para avaliar os ganhos, o que precisamos em cada passo na vida itinerante e colocar o excedente para render – e existem boas aplicações que podemos administrar em qualquer lugar. Basta uma boa rede, um bom computador e um bom antivirus.

Vamos falar de 4 bons investimentos que podemos fazer em qualquer lugar do mundo. Para todos eles é possível pesquisar, cadastrar-se em corretoras ou bancos, fechar a contratação e acompanhar os rendimentos estando em qualquer lugar do mundo.

Antes de começar: qual o seu perfil de investidor?

Certamente temos muitos desafios imperdíveis numa vida de Nômade Digital, mas não precisamos viver emoções fortes administrando o dinheiro. O importante é definir qual o seu perfil e escolher produtos que tenham afinidade com ele, do conservador ao agressivo, passando pelo moderado.

Desta forma, você administrará as surpresas certas – se você é conservador, não fará muito sentido perder noites avaliando ganhos e perdas na Bolsa de NY. Podemos dizer que no mundo financeiro, o nomadismo não é a melhor opção.

1) Fundos Imobiliários

Este tipo de investimento está em alta nos últimos anos e a tendência é que se mantenha com boas performances. É ideal para quem pretendia investir em imóveis para alugar, e neste fundo pode associar a outros investidores e aplicar em uma carteira de imóveis de alto padrão e alugueis de forma diversificada, reduzindo ao máximo o risco de desocupação, presente quando alugamos diretamente a terceiros.

2) Bitcoins

Esse é sem dúvida o investimento para perfis agressivos e com alta taxa de risco – mas de resultados surpreendentes quando positivos. As Criptomoedas – e o Bitcoin é a mais famosa delas – são a revolução monetária mais importante do século:

  • Na circulação: é um ativo digital que transita pela rede mundial de computadores em canais com criptografia de última geração, sem regulação de órgãos de estado, bancos ou financeiras.
  • Como meio de pagamento: diversos comércios eletrônicos já aceitam bitcoins como forma de pagamento, direto do comprador para a conta virtual do vendedor.
  • Como investimento: é um ativo escasso, produzido em alto controle e, portanto, bastante valorizado. O uso crescente no comércio, com sua facilidade e baixíssimo custo, vai alavancar ainda mais a rentabilidade.

3) CDB

Este tipo de investimento tornou-se atraente depois que o Tesouro Direto começou a ter perdas sucessivas com as quedas da taxa Selic. Existem as modalidades pré-fixada e pós-fixada de CDB, sendo que é importante pesquisar bastante as ofertas dos bancos, variam muito em termos de rentabilidade.

O risco do CDB é baixo, existe o Fundo Garantidor de Crédito que preserva os ganhos em caso de quebra do banco emissor até o limite de 250 mil reais. Então a dica, se for aplicar acima deste valor, é distribuir em vários bancos para se beneficiar sempre do FGC.

4) Fundos Multimercado

São fundos que investem em ações, moedas, papeis de renda fixa e outros ativos simultaneamente em uma carteira. São indicados para quem quer uma boa rentabilidade, mas não conhece o mercado financeiro.

O importante aqui é pesquisar fundos com um bom histórico de rendimentos. Existem diversos e podemos ver o desempenho deles no site da Anbima. A variação de rentabilidade entre eles é grande e você também pode ver a composição de cada fundo – isto define a estratégia de investimento e os resultados.

Conte com a parceria de especialistas para escolher o melhor investimento

As opções são muitas, além das sugestões acima, e sempre ficamos confusos, ainda mais se tratando de ganhos ou perdas financeiras.

Mas existem pessoas com experiência e informação qualificada e que podem ajudar. No site da Bons Investimentos você encontra boas dicas de investimento e de como administrar seu dinheiro, não importa onde você esteja.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *